Ao incluir o hábito em sua rotina, ele ajuda na prevenção de doenças
cardíacas. Saiba mais sobre o assunto no artigo abaixo!
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão atinge cerca de um a cada quatro brasileiros – um número relativamente alto. Para quem não sabe, as artérias de uma pessoa hipertensa são mais “duras”, ou seja, vão perdendo sua elasticidade conforme o passar do tempo, o que acaba fazendo com que o coração exerça uma força maior para que consiga bombear.
Para que a diminuição desse número ocorra, é necessário que haja a conscientização das pessoas acerca da importância do controle recorrente da pressão arterial. E é justamente por isso que resolvemos montar este artigo, pois, assim, você saberá exatamente o porquê de realizar esse procedimento.
Por que controlar a pressão arterial?
Como mencionamos acima, o coração de um hipertenso tem mais dificuldade em bombear o sangue para o organismo e, com isso, o paciente fica mais vulnerável a algumas doenças, como a insuficiência cardíaca, o AVC ou o infarto.
A fim de evitar esse fato, é recomendável o controle da pressão arterial de maneira recorrente. Além disso, seguir as dicas abaixo faz com que a medição seja ainda mais precisa. Veja:
- Não fazer exercício físico intenso 20 minutos antes da medição;
- Estar sentado em uma posição confortável;
- Esvaziar a bexiga antes do procedimento;
- Medir a pressão em jejum, tanto de alimentos e bebidas quanto de medicamentos.
Ao fazer esse passo a passo, a garantia de que os números serão mais confiáveis é maior.
Como escolher o aparelho de pressão?
Atualmente, o mercado disponibiliza às pessoas aparelhos de pressão digitais, os quais são muito mais simples de ler o resultado da medição, além de não precisarem mais do estetoscópio que era necessário quando existiam apenas os aparelhos manuais.
Segundo a Omron, empresa japonesa de equipamentos de cuidados para a saúde, 75% dos aparelhos de pressão vendidos no Brasil são de punho – primeiro por ser mais confortável ao paciente e, segundo, por ser mais em conta. Portanto, pensando na maioria da população, esse é o aparelho mais indicado a se escolher.
Mas atenção: não se esqueça de seguir as dicas que demos anteriormente para que sua pressão seja medida corretamente.
Dicas para manter a pressão arterial dentro do ideal
Fora o fato de medir frequentemente a pressão arterial, é importante que algumas boas práticas sejam seguidas. Reunimos cinco delas logo abaixo, todas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Hipertensão. Confira:
- Alimente-se de maneira saudável, evitando alimentos que contenham alta taxa de gorduras;
- Pratique atividade física regularmente;
- Esteja sempre dentro de um peso saudável para o seu corpo;
- Diminua a quantidade de sal que você consome;
- Evite fumar.
Manter a saúde em dia é tarefa de todos. Por isso, compartilhar esse tipo de informação com os nossos clientes faz parte de nossa missão!
___
Para conhecer mais sobre a nossa empresa e nossos produtos, acesse: www.produtoshospitalaresonline.com.br.