Você sabe quando se deve usar meias de compressão? Nós te explicamos!

Recomendadas para diversas ocasiões, as meias de compressão podem auxiliar na prevenção e tratamento das varizes.

Até uns anos atrás, as meias de compressão eram usadas apenas como método de prevenção e tratamento de problemas de varizes e circulatórios. Porém, hoje em dia, elas também ganharam espaço na área da beleza e saúde, quando relacionadas a corridas e academias.

Diante desse cenário, nós te perguntamos: você sabe dizer quando usar uma meia de compressão? Continue lendo este artigo e descubra!

Afinal, o que são meias de compressão?

As meias de compressão são meias medicinais fabricadas com uma tecnologia capaz de fazer com que o sangue venoso e da linfa retornem pelas pernas até o coração de uma maneira mais eficiente. Além disso, o grau de compressão que elas podem proporcionar pode ser diferente entre uma e outra, a fim de se adequar às necessidades de cada pessoa.

No mercado, encontram-se à venda meias com e sem ponteiras, e comprimentos variados, que pode ser até o joelho, a coxa ou que cubra a perna toda (meia-calça). Lembrando que quem indica ao paciente a melhor meia a se usar é um médico especializado na condição.

Indicações de uso

Normalmente indicadas quando alguém apresenta deficiência nas válvulas ou veias obstruídas e que dificultam o retorno do sangue para o coração, as meias de compressão podem, ainda, serem recomendadas nos casos abaixo:

  • Histórico familiar de varizes ou trombose;
  • Insuficiência venosa;
  • Presença de varizes ou varicoses;
  • Sensação de pernas pesadas ou inchadas;
  • Quando há necessidade de ficar muito tempo em pé;
  • Períodos pós-cirúrgicos;
  • Viagens com duração muito longa.

Os tipos de meias de compressão

Classificadas em 3 tipos, as meias de compressão podem ser:

  1. Meia de suporte, preventiva ou profilática (com pressão menor que 15mmHg): normalmente indicada para quem não apresenta varizes.
  2. Meia elástica terapêutica (com pressão maior que 15mmHg): indicada para situações em que as pernas ficarão paradas por muito tempo (exemplo: viagens de longa duração).
  3. Meia antitrombo (com pressão entre 18 e 23mmHg): como o nome já sugere, essa meia é indicada para pessoas que tenham varizes nos membros inferiores, edemas ou que fizeram recentemente cirurgia de varizes – nesse caso, ela é utilizada durante o pós-operatório.

E as meias de compressão esportivas? Onde entram?

Como mencionamos logo no início desse texto, as meias de compressão esportivas têm conquistado cada vez mais adeptos, principalmente entre aqueles que praticam corridas.

Ao usar uma meia de compressão, um corredor possui menos chances de desenvolver lesões e fadiga muscular na região da perna, pois o objeto irá permitir menos vibrações durante o exercício. Ademais, as meias esportivas também diminuem a quantidade de lactato, substância produzida naturalmente pelo corpo e que faz com que os músculos fiquem duros e, consequentemente, doloridos.

____

A fim de oferecermos sempre os melhores produtos a você, nós temos uma categoria só de meias de compressão em nosso site. Acesse www.produtoshospitalaresonline.com.br e confira! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *